top of page
AFN brasão_edited.png
descarregar (3)_edited.png

A ASPRECA

Associação de Preservação do Património Cultural Popular de Alfena

A ASPRECA foi fundada em 11-11-2012. É uma associação de direito privado português, cujo objetivo essencial é o estudo, recolha, registo, preservação e divulgação do património cultural popular da região de Alfena.

Só em fevereiro de 2013, por escritura pública, foi formalizado o nascimento da associação.

A associação apresenta, atualmente, duas valências importantes: o Grupo de Danças e Cantares de Alfena e o FestINvallis - Mostra Internacional de Folclore da Cidade de Alfena.

O Grupo de Danças e Cantares de Alfena tem-se dedicado à preservação, estudo e apresentação dos usos e costumes de Alfena e região do Vale do Leça superior, encetando diversas apresentações de quadros, como a Feira, Romaria, Serão, entre outros. É um representante do folclore maiato, com várias influências do Baixo Minho, tendo vindo, cada vez mais, a aperfeiçoar o espólio que apresenta, tentando aproximar-se o mais fidedignamente possível do quotidiano das gentes alfenenses doutrora. É associado aderente da Federação do Folclore Português, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo.

O FestINvallis, Bienal Internacional de Folclore da Cidade de Alfena é outra valência da ASPRECA, que consiste em organizar e promover um certame de grande envergadura, dedicado ao intercâmbio identitário, ao nível do património cultural popular de outros países. O evento acontece, bienalmente,  mais concretamente entre o domingo de Nossa Senhora do Amparo (último domingo de julho) e o primeiro domingo de agosto.

​Futuramente, a associação tem a ânsia de perpetuar os usos e costumes tradicionais alfenenses junto dos mais novos, através da criação de um núcleo infanto-juvenil.​

O logótipo da ASPRECA foi inspirado no "Viaducto de Cabêda", localmente conhecido como Ponte dos 7 Arcos, construído para permitir a passagem da linha ferroviária do Douro. Simboliza a ligação, a evolução que o comboio veio trazer e marca também o fim de uma era. Por baixo, estão duas faixas que representam os vários cursos e água de Alfena, que lhe permitiram ser um centro habitacional em terras férteis.

©2025 por ASPRECA

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page